1961 – 2022
Paulino Brilhante Santos
Paulino Brilhante Santos foi Sócio da VCA desde 2011 até ao seu falecimento prematuro, aos 61 anos, em janeiro de 2022. Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa e advogado Especialista em Direito Fiscal, era Coordenador do Departamento Fiscal, Energia e Projetos Internacionais da VCA, tendo estado envolvido em vários projetos com a Comissão Europeia através da network Grimaldi Alliance. Estagiou com o Dr. Medina Carreira, ingressou na Arthur Andersen, teve escritório próprio com o também malogrado Vítor Félix, integrou o Grupo Legal Português, precursor dos grandes escritórios de advocacia portugueses, trabalhou na missão das Nações Unidas no Kosovo, na Barros Sobral Gomes e Associados e na Miranda & Associados. Foi dos primeiros advogados a quem foi reconhecido o grau de especialista em Direito Fiscal e foi árbitro no CAAD.
Paulino assessorou governos e grandes empresas em operações de privatização, parcerias público-privadas e concessões. Adquiriu experiência relevante em projetos de reforma legal, institucional e fiscal de vários países, tendo trabalhado em países como Angola, Brasil, Jordânia, Libéria, Moçambique, Nicarágua, Kosovo, Rússia e Ucrânia.
Sportinguista ferrenho, conhecido pela sua irreverência e personalidade indomável, Paulino Brilhante Santos deixou uma marca indelével na advocacia portuguesa e internacional. Paulino fazia jus ao seu nome: era verdadeiramente Brilhante. Polemista, dono de uma cultura enciclopédica, era das pessoas mais interessantes que alguma vez passou por todos nós. Íntegro, obstinado, irreverente, extremamente inteligente e de uma generosidade incomensurável, Paulino era também, e acima de tudo, um amigo do seu amigo e um Ser com um coração gigante.